RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Capricornio Coffees está fortemente engajada e envolvida em ações sociais e culturais nas regiões e com parceiros internacionais e está profundamente consciente de suas responsabilidades ambientais.

Por isso, realiza diversas atividades dentro do Projeto Four Seasons, com o objetivo de divulgar as novas técnicas de cultivo e evitar a erosão, compartilhando boas práticas agrícolas no manejo de plantas daninhas, manejo de pragas e uso da água para a sustentabilidade. Com o aquecimento global, fica claro para os pesquisadores que essa área será cada vez mais importante na cafeicultura, já que as fronteiras começarão a descer novamente para áreas com temperaturas amenas, longe de secas e radiação intensa.

A Capricornio Coffees faz parte do Specialty Coffee Transaction Guide, uma iniciativa mundial, que visa estabelecer um preço justo para o mercado de café especial e que reflita o árduo e complexo trabalho realizado para se produzir um café especial. O guia propõe determinar um valor mínimo que cubra todos os custos de produção, manutenção e remuneração de toda a cadeia de produção, especialmente dos pequenos proprietários de fazendas, que sofrem frequentemente pela cotação do mercado de café commodities.

Projeto Mulheres no Café

Nossa ideia está alinhada com a da Aliança Internacional para o Café da Mulher e seu Capítulo Brasileiro, ou seja, capacitar as mulheres no Brasil e na comunidade cafeeira internacional para alcançar vidas significativas e sustentáveis; e incentivar e reconhecer a participação das mulheres em todos os aspectos da indústria cafeeira, desde a semente até a xícara.

Nessas regiões do Norte Pioneiro e na Sorocabana, a Capricornio Coffees oferece apoio para que as mulheres do café conduzam boas práticas agrícolas em suas propriedades, controlem a qualidade dos cafés produzidos nessas fazendas, assim como encontrem oportunidades e comercializem esses cafés, agregando valor a o trabalho duro que essas mulheres têm para produzir cafés especiais.

Cooperativa Coanop

Fundada em 2000, mas com foco especial no café a partir de 2012, esta cooperativa reúne mais de 380 famílias, produzindo mais de 30.000 sacas de cafés especiais naturais no Centro de Preparação de Café em São Jerônimo da Serra. Todos os cafés especiais são exportados pela Capricornio Coffees.

Projeto Social Missionários da Luz

Este projeto incrível, realizado em parceria com a California Coffee Estates, um dos membros do Projeto Quatro Estações, visa trabalhar com crianças e jovens para mostrar a eles o poder da música, especialmente no canto (coral). Cantar nos ajuda a promover muitos conceitos significativos, como: aprender a coexistir com os outros e a harmonizar, aceitar e respeitar os outros, promover a paz e finalmente entender a importância da herança e da cultura de alguém. Estudos recentes demonstraram que o coral desempenha um papel importante na melhoria do bem-estar psicológico dos cantores, aumenta sua autoestima e autoconfiança, os treina para se tornarem mais disciplinados e aumenta sua capacidade de memória. Todos esses benefícios do canto coral melhoram as habilidades sociais gerais dos cantores. As vantagens do canto coral são numerosas e seus efeitos sobre as crianças são extremamente poderosos em sua educação geral.